O que fazer para se tornar um líder comercial diferenciado?

Mesmo esse sendo um ano de crise, as vendas de final de ano podem ser excelentes

Quem é um líder comercial ou gestor de negócios já deve ter se perguntado como se tornar um líder diferenciado para que sua equipe tenha resultados diferenciados. Muitas vezes o líder comercial faz uma reunião no começo do mês e no fim do mês para acompanhar a equipe, mas essa pode ser uma estratégia arriscada, pois só se verá que as vendas não deram certo no fim do mês e será um mês perdido.

Para ajudar os líderes comerciais, o consultor de negócios Eli Cintra, com mais de 25 anos de experiência em vendas, explica que o acompanhamento da equipe de vendas é o “pulo do gato” para um líder diferenciado.

Acompanhamento

Eli Cintra afirma que o acompanhamento da equipe é fundamental para um líder comercial de sucesso ter resultados espetaculares. Esse acompanhamento deve ser feito diariamente e as estratégias mudadas sempre que necessário. Veja abaixo os três momentos importantes do dia!

No início do dia

No início de cada dia o líder comercial deve fazer uma reunião com a equipe para apontar os objetivos daquele dia. Eli Cintra lembra que preferencialmente devem ser dadas orientações nominais. “O que cada vendedor deve fazer para ter melhores resultados e com quais clientes”, explica.

Dessa forma, cada vendedor irá saber exatamente o que deve ser feito e os resultados serão melhores.

Durante o dia

Apenas dar orientações e deixar os vendedores sozinhos não é suficiente. Um líder comercial diferenciado deve fazer esse acompanhamento ao longo do dia e verificar:

  • Se os vendedores estão cumprindo as orientações;
  • Quais estão sendo os resultados;
  • O que precisa ser mudado;
  • Se as estratégias estão funcionando e as metas sendo cumpridas.

Assim, ele irá verificar quais vendedores estão cumprindo as diretrizes e se elas estão funcionando. Caso seja necessário, as estratégias podem ser mudadas.

Final do dia

O final do acompanhamento do dia acontecer com a reunião vespertina a ser realizada no final do dia. Nesse momento, o líder deve ter uma conversa com os vendedores que não conseguiram cumprir suas diretrizes e entender o porquê isso aconteceu.

Algumas possíveis causas do insucesso podem ser:

  • Falta de capacidade técnica;
  • Falta de planejamento do vendedor;
  • Estratégia errada.

    Com isso, vendedor e líder comercial podem planejar uma forma mais assertiva de vendas para o próximo dia.

            Viu como é importante o acompanhamento diário para ser um líder comercial de sucesso? Acompanhe nosso blog e veja mais dicas para alavancar os seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima